Rádio Grussaí FM ao Vivo

Pesquisar Neste blog

As Mais Lidas da Semana

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

LLX e OSX implantam hortas ecossustentáveis no 5º Distrito de São João da Barra

A LLX e OSX, empresas do Grupo EBX, estão instalando cinco novas hortas ecossustentáveis em São João da Barra, no Norte Fluminense. As novas hortas, com 1.250 m², começaram a ser implantadas na segunda quinzena de junho. A iniciativa faz parte do Plano de Desenvolvimento da Agricultura Familiar da LLX e da OSX para a região. Ele foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária e da Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), através do apoio dos técnicos e agrônomos da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro). Os beneficiados com o projeto foram escolhidos pelos Comitês Gestores das Microbacias (Cogem), com a participação da própria comunidade.

O agricultor Sebastião Rangel, 44 anos, morador de Folha Larga, no 5º Distrito de São João da Barra, foi um dos beneficiados com as hortas. Na sua unidade, que está em fase de teste para possíveis correções de solo, já foram plantados 600 pés de alface. O agricultor aguarda agora o início da produção em larga escala. “Nossa expectativa é a melhor possível. Já comecei a plantar alface, que antes não era possível por conta da alta temperatura da região. Agora, junto com a equipe técnica, vou definir quais itens vão se adaptar melhor à horta ecossustentável”, ressaltou.

Hortas ecossustentáveis
As hortas ecossustentáveis são instaladas em formato circular, com linhas de drenagem entre os canteiros. Essa disposição possibilita, entre outras coisas, a economia de água, já que ela escorre pelas linhas de drenagem até o centro do círculo, onde é recaptada. Além dos vários tipos de produtos que são cultivados nos canteiros, em alguns casos, no local é instalado um galinheiro.

“Tudo é aproveitado. Os restos servem para alimentar as galinhas (criadas em um espaço ao lado da unidade), cujas fezes vão para o minhocário instalado no centro da horta ecossustentável. As minhocas transformam as fezes em húmus, que voltam para a lavoura, fechando o ciclo da produção”, comentou Fernando Valentim, técnico agrícola da Fundenor. Ele também destaca que todas as hortaliças são cultivadas sem a utilização de agrotóxico.

Para a coordenadora de Responsabilidade Social da LLX, Gleide Gomes, a horta ecossustentável é uma tecnologia agrícola que permite aos beneficiados retorno financeiro rápido. Dessa forma, a empresa está reforçando a tradição da agricultura familiar na região do 5º Distrito. “O empreendimento está abrindo oportunidades para que a agricultura familiar tradicionalmente desenvolvida no entorno receba novas técnicas, seja fortalecida e, dessa forma, amplie seu potencial de produção”.

Em 2011, a LLX instalou a primeira horta ecossustentável em São João da Barra, na Vila da Terra (reassentamento rural desenvolvido pela empresa). Parte das hortaliças produzidas na horta, já em plena produção, é distribuída para instituições sociais no município. No total, as empresas investiram cerca de R$ 110 mil na instalação das 6 hortas ecossustentáveis, que beneficiam 15 famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário