Rádio Grussaí FM ao Vivo

Pesquisar Neste blog

As Mais Lidas da Semana

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Centro de Conhecimento completa um ano em São João da Barra

Espaço mantido pelo Grupo EBX conta com informações sobre o Superporto do Açu, além de estudos e teses sobre o desenvolvimento da região

Idealizado para que todos possam participar de estudos, reflexões e debates sobre a região de instalação do Superporto do Açu e os rumos nos próximos anos, o Centro de Conhecimento, mantido pelo Grupo EBX em São João da Barra, completou um ano. Cerca de 1.500 pessoas dos municípios de São João da Barra, Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana já participaram dos eventos promovidos pelo local. O espaço criado pelo Instituto BioAtlântica, conta com acervo formado por teses de mestrado, doutorado e estudos sobre São João da Barra.

Desenvolvido com base no conceito da Gestão Integrada do Território, o local está aberto para encontro de pessoas com diferentes culturas e visões e foi idealizado para que todos os interessados possam participar de estudos e debates sobre o território onde está sendo instalado o Superporto do Açu.

“O Centro de Conhecimento valoriza a cultura e contribui para o desenvolvimento da região. É de grande valor contar com um espaço dedicado ao debate onde as pessoas podem interagir e buscar soluções conjuntas para o desenvolvimento futuro do território”, afirma Guilherme Quentel, gerente geral da LLX.

Fazem parte do acervo, artigos, teses de mestrado e doutorado, e documentos digitalizados, além de mais de 30 estudos e relatórios sobre o Superporto do Açu. O Centro é procurado por muitos estudantes que buscam informações nas áreas ambiental e social, e dados econômicos em cerca de 130 títulos disponíveis sobre o desenvolvimento da região. O Centro de Conhecimento funciona de segunda a sexta, de 9h às 18h, na Rua Antônio Braga, 78, no centro de São João da Barra.

Sobre a Gestão Integrada de Território
A Gestão Integrada do Território (GIT), promovida na região pelo Grupo EBX em parceria com o IBIO, é um modelo participativo que envolve poder público, empresas, organizações da sociedade civil, instituições de educação e lideranças regionais na construção de soluções sustentáveis para o desenvolvimento do município.

Entre as ações realizadas pela GIT em Campos e São João da Barra estão palestras, reuniões e exposições, além da criação de espaços que valorizem a memória e tradições de cada comunidade. Assim, a GIT agrega ao “tripé da sustentabilidade” (economia, sociedade, ambiente) a dimensão da cultura e do patrimônio. Esta articulação permite usar ao máximo os novos conhecimentos gerados pela pesquisa em favor de soluções logísticas cada vez mais eficientes e sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário