Rádio Grussaí FM ao Vivo

Pesquisar Neste blog

As Mais Lidas da Semana

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Fronteira no Açu: empreendimento - comunidade

Esta imagem mostra de forma clara os limites entre o empreendimento do Complexo do Açu e a comunidade de Barra do Açu no município de São João da Barra. 


Do lado direito com o aterro hidráulico se constrói as bases para o estaleiro da OSX enquanto do lado esquerdo está instalada uma comunidade que ali já habitava antes da chegada do projeto.

A cerca agora estabelece os limites distintos entre um e outro que vai muito para além das diferenças de níveis estabelecidas pelo grande aterro do empreendimento logístico-industrial.

Tudo que se relaciona a este fato&foto não é difícil de intuir sem precisar ser especialista. Qualquer pessoa com o mínimo de bom senso estranha que não haja uma "barreira de proteção" e uma zona de amortecimento entre estes espaços como aventado nas audiêncas públicas e agora esquecido.

Também não é difícil de imaginar que com o avanço do empreendimento o poder público terá que cuidar desta comunidade que hoje usa água de poço, não tem esgoto e ficalocalizada a cerca de dois quilômetros da área mais central da Barra do Açu.

É muito provável que venham desapropriações e casas populares liberando o entorno para os empreendimentos.

Até onde o blog sabe estas áreas do entorno estariam dentro das chamadas condicionantes para o licenciamento do estaleiro e do Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB) e como tais, não seriam obrigações do poder público, esta criação das Condições Gerais de Produção (CGP) que são necessárias no processo de instalação de todo grande empreendimento. 




http://robertomoraes.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário