Rádio Grussaí FM ao Vivo

Pesquisar Neste blog

As Mais Lidas da Semana

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ANEEL regulamenta novos medidores de energia elétrica


"A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, em sua 29ª Reunião Pública Ordinária, em 7 de agosto, a resolução que regulamenta os requisitos básicos para os sistemas de medição eletrônica de energia elétrica de unidades consumidoras do Grupo B (residencial, rural e demais classes, exceto baixa renda e iluminação pública).
 
   A expectativa é de que a decisão da Agência traga uma série de benefícios para os consumidores de energia – como a criação das condições para difundir a microgeração distribuída, ou seja, a possibilidade de que consumidores também atuem como pequenos geradores de fontes alternativas de energia. Além desse, outros benefícios que a medição eletrônica deve trazer ao consumidor são: o consumo mais eficiente de energia, já que o consumidor passará a ter mais informações sobre o seu perfil; a possibilidade de atendimento remoto pela concessionária; o melhor monitoramento da rede pela distribuidora, devido ao fluxo de comunicação consumidor-concessionária; a redução de perdas técnicas e não-técnicas; e a oferta de novos serviços aos consumidores."

Estas informações constam aqui do portal da ANEE onde você poderá saber mais detalhes sobre a medida. O grifo acima é do blog e mostra que a iniciativa poderá criar mecanismos que mudam a lógica das grandes produtoras de energia elétrica com grandes consequências para o ambiente. A tarifa diferenciada para horários alternativos pode ser também uma outra boa medida para o consumidor programar seu consumo em horários diversos dos picos de consumo nacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário