Rádio Grussaí FM ao Vivo

Pesquisar Neste blog

As Mais Lidas da Semana

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

'Integração II' prende oito suspeitos por associação ao narcotráfico


As Polícias Civil e Militar deflagraram a "Operação Integração II", desde as primeiras horas desta quinta-feira (06/09), em pelo menos 10 pontos diferentes da cidade, com o objetivo de cumprir oito mandados de prisão expedidos contra integrantes do primeiro e segundo escalão do narcotráfico na Tira Gosto.

As investigações, que tiveram início em dezembro de 2011, foram intensificadas em abril deste ano e deflagrada às 5h desta quinta, com participação de policiais civis das delegacias 134ª (Centro), 141ª (São Fidélis), 145ª (São João da Barra), 146ª (Guarus) e 147ª (São Francisco de Itabapoana) com resultando na prisão de oito pessoas que exerciam função de gerência e que dão tanto suporte financeiro quanto operacional para a facção.
A atuação visou reprimir a quadrilha que age no tráfico de drogas da Tira Gosto, mas essas pessoas controlam esse tráfico, não necessariamente da comunidade, mas sim de outros pontos base. Eu acho que esse é que é o grande mérito da investigação, a gente extrapolou  o estereótipo local, territorial tentando alcançar algo mais amplo.

Embora a ação tenha tido como alvo a repressão à quadrilha que atua no tráfico de drogas da Tira Gosto, as diligências foram feitas em diversos bairros da cidade como Turf, Zuza Mota, Bela Vista, Parque Imperial, Santa Rosa, Parque Julião Nogueira, Centro, São Silvestre, Alphaville, Tarcísio Miranda, Lebret e Penha e até mesmo em Grussaí no município vizinho. Isso por que, segundo as investigações, os controladores do tráfico, não exercem, necessariamente suas funções de dentro da comunidade, mas de outros pontos base. 
Dentre os detidos estão Leandro Santos Souza (Bichão), Marcus Vinicius Cruz Silvano, Carlos Henrique Azevedo Maciel, Wanderson Borges Barcelos Paes, Júlio Fernando Ribeiro da Silva (Fefe), Henrique César Gomes Ferreira (Bibil) e Paulo Sérgio Gomes Maciel Júnior (Curumim). Os dois últimos, segundo o delegado titular da 134ª Delegacia de Polícia (Centro), Luiz Cláudio Cruz, teriam posição de destaque, executando a lavagem de dinheiro do tráfico em suas empresas.



Um último mandado foi expedido contra Deonildo Gomes da Silva, conhecido como Bebeto, mas o mesmo não foi encontrado, no entanto o pai dele, Deoni Gomes da Silva, que não teria ligação com a facção foi detido por porte ilegal no Capão.

Dos oito mandados expedidos pelo juíz da 3ª Vara Criminal de Campos um foi cumprido dentro da Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro, contra Paulo Sérgio Gomes Maciel Júnior, preso no dia 24 de maio deste ano, suspeito de assalto à casa dos tios do Juiz Ralf Machado Manhães Junior.

"As prisões desses narcotraficantes é importante por que eles representam um segmento intermediário nessa relação. A polícia deixou de atacar no varejo, visando a criminalidade de baixo escalão e chegou a uma criminalidade de nível médio, mais qualificada, embora ainda o top do narcotráfico da Tira Gosto ainda seja objeto de investigação. Acho que a gente tem muito mais o que fazer lá. " Disse durante coletiva no início da tarde desta quinta o delegado titular da 134ª Delegacia de Polícia (Centro), Luiz Cláudio Cruz.
Para o Comandante da Polícia Militar, Coronel Lúcio Flávio Baracho, a ação significa o enfraquecimento de uma das facção que vem trazendo mais intranquilidade ao município, nos últimos dias. Ele citou algumas ocorrências de resistência dos bandidos, observadas há duas semanas como o confronto no final de semana passado entre uma guarnição policial e elementos que atuam no tráfico, ligado à comunidade da Tira Gosto. Para o comandante é fundamental o enfraquecimento dessa facção.

“ Isso aumenta nossa capacidade de conhecimento na busca do combate intenso ao tráfico, ao homicídio, ao assalto a mão armada, já que muitos dessas pessoas ligadas ao tráfico estão também vinculadas a essas ocorrências como pode-se observar na troca de tiros com a patrulha escolar, há duas semanas, em que a guarnição teve que balear um elemento que acabou ferido na perna. O que mostra que a interação com a polícia Civil e a operação conjunta são fundamentais no estabelecimento da ordem.” Destacou o comandante que enfatizou ainda que não há indícios que comprovem que a facção autuada hoje tenha ligação com facções cariocas. 

“Queria deixar bem claro que todas as pessoas que nós temos encontrado com armas ou em confronto ou com drogas, o mais distante que elas são é de São João da Barra, ou Macaé, mas nada que comprove ligação com o tráfico do Rio de Janeiro.”



O ÚLTIMO DETIDO
Os policiais foram em pelo menos duas residências em busca do último suspeito capturado e permaneceram em frente à residência até a liberação de um mandado de busca e apreensão que resultou no cumprimento de mais um mandado de prisão.

Em frente à casa do suspeito havia um Honda Civic de cor grafite e placa MRF-9576, que segundo o subcomandante do 8º Batalhão de Polícia Militar de Campos (BPM), Major João Carlos, aparece em dois sistemas da Polícia Militar, um como roubado e outro como Perda Total (PT), quando o veículo fica inutilizável por conta de acidente, não podendo mais circular nas ruas.



INTEGRAÇÃO IO Delegado da 134ª DP, Luiz Cláudio revelou que a comunidade da Baleeira foi alvo da primeira "Operação Integração", que em abril deste ano, contou com cerca de 200 homens das polícias Civil e Militar, além de agentes do Grupo de Apoio à Promotoria (GAP), na prisão de Wellington da Silva Pinto, conhecido com Bin Laden, acusado de ser o chefe do tráfico na Baleeira. 

Na época, Bin Laden ainda era suspeito de comandar um grupo de extermínio e tinha expedido contra ele três mandados de prisão, dois por tráfico e um por homicídio. No dia, ao perceber a chegada dos policiais, Bin Laden ainda tentou fugir pelo telhado da casa onde estava escondido, mas acabou sendo capturado.

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário